Ortodontia

É a especialidade da Medicina Dentária que trata maloclusões, ou seja, problemas no alinhamento dos dentes e desarmonias ósseas/faciais. Para a correção destes problemas recorremos frequentemente a aparelhos fixos, aparelhos removíveis, expansores e aparelhos extra-orais.

Qual a idade para uma primeira avaliação ortodôntica?

Todas as crianças devem ser observadas por um ortodontista até aos 7 anos de idade. A dentição até pode parecer direita para os pais, mas há certos problemas que só são detectados por especialistas. Desta forma, é necessário intervir precocemente, de forma a guiar a erupção dos dentes definitivos e o crescimento dos maxilares.

Os adultos podem fazer tratamentos ortodônticos?

Os adultos podem beneficiar bastante do tratamento ortodôntico, independentemente da idade. Todos os casos requerem inicialmente um diagnóstico completo e exaustivo, que permite ao ortodontista chegar a um plano de tratamento, sendo este apresentado ao paciente juntamente com os riscos e benefícios do tratamento.

Qual a importância do tratamento ortodôntico?

São vários os benefícios do tratamento, entre os quais:

● Diminuição da incidência de cáries e problemas gengivais/ósseos (doença periodontal), pois com os dentes alinhados a higiene oral é mais fácil. O tratamento ortodôntico melhora ainda a relação entre os dentes, o osso de suporte e a gengiva, reduzindo desta forma problemas periodontais;

● Melhoria da capacidade mastigatória;

● Evitar o desgaste dentário anormal.