Implantes Dentários

Os implantes dentários são considerados um dos maiores avanços da Medicina Dentária, replicando na perfeição a dentição natural, são uma solução esteticamente agradável.
São estruturas fabricadas numa liga de titânio, material biocompatível, colocados na maxila ou na mandíbula, substituíndo as raízes de dentes perdidos, funcionando como dentes naturais.
Oferecem uma solução segura para a substituição de um ou mais dentes, funcionando como pilares de suporte para coroas unitárias e pontes fixas ou removíveis, parciais ou totais.

Com a utilização de implantes dentários o doente pode optar por uma solução fixa em detrimento de soluções desconfortáveis e inestéticas como as próteses removíveis, suportadas apenas pela mucosa, voltando a sentir o conforto que os dentes naturais oferecem.

Ao serem ancoradas no osso, as próteses suportadas por implantes fornecem estabilidade e conforto, eliminando os principais incómodos causados pelas convencionais próteses removíveis (dificuldades de ajustamento/ adaptação, pressão e irritação da gengiva, dificuldades em mastigar e falar e constrangimento social; a pressão exercida pelas próteses removíveis pode danificar os dentes adjacentes, bem como os tecidos moles, que em casos extremos conduz à reabsorção óssea e perda da estrutura de suporte dos dentes.

Outras vantagens dos implantes incluem:

  • Preservam e estimulam o osso natural, estabilizando a perda óssea;
  • Manutenção da estrutura óssea e estética facial que se perde com a ausência de dentes;
  • Restituição da capacidade mastigatória e possibilidade de se alimentar sem a preocupação inerente ao facto de não ter dentes naturais;
  • Manutenção da integridade dos dentes vizinhos, uma vez que não são desgastados tal como acontece para a realização de uma ponte sobre dentes;
  • Melhoria substancial na confiança e segurança dadas pelos dentes naturais, proporcionando ao paciente uma melhor auto-estima e auto-confiança, sem qualquer inibição social.
  • A sua colocação é realizada através de um procedimento rápido e minimamente invasivo. Ao contrário das pontes convencionais removíveis e fixas, estes não afectam os dentes adjacentes

O que é o implante dentário?

O implante dentário é um tratamento recomendado para quem teve a perda de um ou mais dentes e para quem possui condições ósseas apropriadas. Essa técnica é capaz de substituir dentes perdidos ou comprometidos, devolvendo ao paciente actividade funcional e estética da arcada.

Porquê substituir dentes perdidos?

Cada dente que temos em boca, garante que os dentes adjacentes se mantenham na sua posição, permitindo igualmente a correta mastigação dos alimentos.
Quando se perde um dente, os adjacentes tendem a deslocar-se, ocupando os espaços vazios, podendo originar problemas articulares e oclusais. Por outro lado, a falta de dentes causa perda óssea nos maxilares, já que o osso deixa de ser estimulado através da mastigação, o que a longo prazo pode implicar a perda de mais dentes.
A perda óssea provoca muitas vezes o recuo da linha do maxilar, alterando o perfil e fazendo as pessoas parecerem mais velhas do que na realidade são (há perda de dimensão vertical).

É sempre possível colocar implantes?

Actualmente muito poucas razões impedem a colocação de implantes num paciente.
A pouca quantidade ou a má qualidade do osso é o maior problema que pode haver. No entanto, estes obstáculos conseguem ultrapassar-se com técnicas de aumento da quantidade de osso.

Como é o pós Operatório?

A colocação dos implantes é feita normalmente com anestesia local e sem que haja dor. O pós-operatório na grande maioria das vezes é bem tranquilo e qualquer desconforto é eliminado com o uso de analgésicos.

Qual a durabilidade do implante?

Os implantes em geral são o tratamento em medicina dentária com a maior longevidade, dependendo apenas da colaboração do paciente em fazer uma boa higiene oral e de suas visitas regulares ao médico-dentista. Com os cuidados adequados e uma correta higiene oral, os implantes são soluções duradouras.

Eu só quero saber o preço do implante dentário, por que preciso fazer avaliação?

As necessidades dos pacientes são muito diferentes, e por isso é preciso:

  • Identificar o problema
  • Planear o tratamento
  • Não existe uma solução padrão que atenda a todas as necessidades, cada caso é um caso. Por isso é preciso fazer uma avaliação para definir o que precisa ser feito, quanto tempo vai durar o tratamento e quanto vai custar.